Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Confiança do empresário industrial sobe, mas tem pior janeiro em 10 anos, diz CNI

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quarta-feira, 21, que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) subiu 0,5 em janeiro, chegando a 48,5 pontos. O resultado, entretanto, é o pior para o mês em 10 anos. Em 2016, o indicador chegou a 36,6 pontos.

O Icei vai de 0 a 100 pontos e valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança dos empresários industriais. A edição de janeiro do indicador ouviu 1.058 empresas - 426 pequenas, 383 médias e 249 grandes - entre 5 e 9 de janeiro de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, os juros altos são a principal causa dessa falta de confiança. "A confiança do empresário vem baixa desde o início do ano passado, respondendo à elevação da taxa Selic, que aconteceu a partir do fim de 2024. À medida em que a taxa de juros aumentou e os efeitos foram mais sentidos na atividade econômica, a falta de confiança se consolidou", explica.

O Índice de Condições Atuais subiu 0,2 ponto em janeiro e atingiu 44 pontos. Por estar abaixo de 50 pontos, o resultado mostra que os empresários ainda avaliam que a economia e os próprios negócios seguem piores do que há seis meses.

Já o Índice de Expectativas subiu 0,7 ponto, de 50 pontos para 50,7 pontos. O movimento indica, segundo a CNI, que os empresários deixaram a neutralidade e voltaram a demonstrar expectativas positivas para os próximos seis meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline