Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Confiança de serviços sobe 1,2 ponto em novembro ante outubro, revela FGV

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) cresceu 1,2 ponto na passagem de outubro para novembro, na série com ajuste sazonal, para 90,1 pontos, maior nível desde junho, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em médias móveis trimestrais, o ICS teve elevação de 1,0 ponto em novembro.

"O bom resultado do mês de novembro reflete a resiliência do setor de serviços frente à desaceleração de outros setores. Em relação ao presente, destaca-se a heterogeneidade dos resultados, com Serviços Profissionais e de Transporte sustentando o resultado, enquanto Famílias mantém a trajetória descendente. Em relação ao futuro, as expectativas melhoram pelo segundo mês seguido, indicando uma leve tendência favorável para os próximos meses nos principais segmentos", avaliou Stéfano Pacini, economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em novembro, o Índice de Situação Atual (ISA-S) subiu 0,2 ponto, para 93,1 pontos. O Índice de Expectativas (IE-S) teve alta de 2,4 pontos, terceira elevação seguida, para 87,4 pontos.

"O setor de serviços tem respondido melhor ao cenário de dificuldades financeiras e da política monetária contracionista que impacta, principalmente, o consumo e a confiança das famílias", completou Pacini.

Entre os componentes da situação atual, o item que mede a situação atual dos negócios cresceu 0,2 ponto, para 93,2 pontos, enquanto o que avalia o volume da demanda atual subiu 0,1 ponto, para 92,9 pontos.

publicidade

Entre as expectativas, a demanda prevista nos próximos três meses subiu 0,1 ponto, para 85,2 pontos, e o item que mede a tendência dos negócios nos próximos seis meses avançou 4,4 pontos, para 89,5 pontos.

Segundo a FGV, a confiança do setor de serviços prestados às famílias vem arrefecendo desde o início do ano, enquanto outros segmentos, como profissionais e transportes, apresentam resultados mais sólidos.

A coleta de dados para a edição de novembro da Sondagem de Serviços foi realizada com 1.308 empresas entre os dias 3 e 25 do mês.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline