Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Citi: Corte da Selic em 25 pb é mais provável com uso de expressões como cautela e serenidade

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) que trouxe a manutenção da taxa Selic em 15% ao ano reintroduz o forward guidance e aponta para início de um ciclo de afrouxamento monetário em março, avalia o Citi, em relatório.

O banco destaca o trecho do comunicado em que o Copom afirma que, "confirmado o cenário esperado", deve "iniciar um processo de flexibilização monetária em sua próxima reunião".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A sinalização explícita de corte é temperada, contudo, por uma postura mais cautelosa, observa o Citi. O banco chama a atenção para o uso de palavras como serenidade pelo Copom ao se referir aos ajustes da taxa básica daqui para frente. No comunicado, o Copom afirma que "o compromisso com a meta impõe serenidade quanto ao ritmo e à magnitude do ciclo" de cortes.

"A abordagem cautelosa coloca nossa previsão de uma redução de 25 pontos-base em 18 de março em uma posição ainda mais confortável", afirma o Citi.

Para o banco, as expectativas de inflação ainda elevadas e a visão de que o processo de desinflação vai "provavelmente se tornar mais dependente daqui para frente da desaceleração doméstica" torna um corte de 25 pontos-base mais provável "que um movimento maior".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na avaliação do Citi, o mercado estava "provavelmente esperando" um forward guidance "mais neutro", em vez de uma sinalização explícita de corte da Selic. A perspectiva é que o comunicado do Copom empurre as taxas futuras mais para baixo.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline