MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

China, Rússia e África do Sul respondem à ameaça de Trump e defendem posicionamento do Brics

Representantes dos governos da China, da Rússia e da África do Sul responderam à ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de tarifas a países que se alinharem ao Brics com uma alíquota adicional de 10%, após o bloco condenar a imposição unilateral de m

Laís Adriana, enviada especial (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana, enviada especial (via Agência Estado)
Publicado em 07.07.2025, 10:00:00 Editado em 07.07.2025, 10:07:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Representantes dos governos da China, da Rússia e da África do Sul responderam à ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de tarifas a países que se alinharem ao Brics com uma alíquota adicional de 10%, após o bloco condenar a imposição unilateral de medidas de restrição comercial.

continua após publicidade

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning reiterou que o país "sempre se opôs a guerras tarifárias e comerciais, e ao uso de tarifas como ferramentas de coerção e pressão". "A imposição arbitrária de tarifas não está no interesse de ninguém", disse, conforme nota divulgada hoje. Ning também defendeu o Brics como uma "força positiva e inclusiva" nas relações internacionais e acrescentou que o bloco "não está contra nenhum país".

Segundo a Tass, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, também afirmou que o Brics apenas atua em torno dos seus próprios interesses, compartilhando uma "visão comum" de cooperação global, mas "não está, e nunca estará, direcionado contra países terceiros".

continua após publicidade

Em declaração à Reuters, o porta-voz do Ministério do Comércio da África do Sul, Kaamil Alli, disse que o país ainda pretende negociar tarifas com o presidente Trump e esclareceu que não possui uma postura "anti-americana". "Ainda esperamos uma comunicação formal dos EUA em respeito ao nosso acordo comercial, mas as conversas seguem construtivas e frutíferas", disse.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "China, Rússia e África do Sul respondem à ameaça de Trump e defendem posicionamento do Brics"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!