MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

China reage a sanções da UE à Rússia e promete medidas para proteger empresas e bancos

O governo da China manifestou "forte insatisfação" e "firme oposição" à decisão da União Europeia (UE) de incluir empresas e instituições financeiras chinesas na nova rodada de sanções contra a Rússia. A medida faz parte do 18º pacote europeu de restriçõe

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 21.07.2025, 10:42:00 Editado em 21.07.2025, 10:48:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo da China manifestou "forte insatisfação" e "firme oposição" à decisão da União Europeia (UE) de incluir empresas e instituições financeiras chinesas na nova rodada de sanções contra a Rússia. A medida faz parte do 18º pacote europeu de restrições a Moscou, anunciado na sexta-feira (18).

continua após publicidade

Segundo comunicado do ministério do Comércio da China divulgado nesta segunda-feira, 21, a UE "ignorou as reiteradas gestões e a oposição da China" ao tomar a decisão, que afeta inclusive "duas instituições financeiras chinesas", acusadas com base em alegações consideradas "infundadas" por Pequim.

A nota afirma que a China "sempre se opôs a sanções unilaterais sem base no direito internacional e sem autorização do Conselho de Segurança das Nações Unidas". Para Pequim, a decisão da UE viola o "espírito do consenso" entre as lideranças chinesas e europeias e causa "sérios impactos negativos" nas relações econômicas e comerciais sino-europeias e na cooperação financeira bilateral.

continua após publicidade

O governo chinês também exortou Bruxelas a "interromper imediatamente a prática equivocada de incluir empresas e instituições financeiras chinesas em suas listas de sanções". Por fim, o país alertou que tomará medidas necessárias para "salvaguardar os direitos e interesses legítimos de suas empresas e instituições financeiras".

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "China reage a sanções da UE à Rússia e promete medidas para proteger empresas e bancos"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!