Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

China admite cenário externo 'complexo e severo' após dados econômicos fracos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O porta-voz da Administração Nacional de Estatísticas da China (NBS) Fu Linghui afirmou, nesta segunda-feira, 15, que a economia chinesa manteve resiliência em agosto, mas enfrenta um quadro de incertezas. Em coletiva de imprensa sobre dados econômicos do mês, ele destacou que o ambiente externo é "complexo e severo, com muitos fatores instáveis e incertos" e reconheceu que parte das empresas chinesas enfrenta dificuldades de operação.

Segundo o porta-voz, a dificuldade das empresas ocorre porque "no mercado interno, a oferta é forte, mas a demanda é fraca".

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Ele também apontou que o consumo e os preços seguem como prioridades. "É preciso fortalecer as políticas para expandir a demanda doméstica, estimular o consumo e promover a recuperação razoável dos preços", disse, acrescentando que medidas de estímulo já mostram efeitos, como nas vendas de eletrodomésticos e veículos elétricos.

Dados da indústria e varejo na China mostraram sinais de fraqueza. A produção industrial, por exemplo, cresceu 5,2% na comparação anual de agosto, desacelerando em relação ao ganho de 5,7% de julho e vindo abaixo da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de acréscimo de 5,8%. As vendas no varejo chinês, por sua vez, avançaram 3,4% em agosto, na comparação anual. O resultado também veio abaixo do desempenho de julho, quando houve alta de 3,7%.

O setor imobiliário continua sob pressão, mas Linghui buscou sinalizar estabilização gradual. "O mercado de imóveis ainda passa por ajustes, mas as vendas e os preços vêm registrando queda mais lenta e o estoque de unidades encolheu por seis meses seguidos", afirmou, acrescentando que esforços locais de desestocagem "já mostram resultados".

publicidade

Linghui reforçou que a economia segue em trajetória de recuperação, mas que será necessário "expandir a demanda, estabilizar o emprego e continuar a promover o desenvolvimento estável e saudável da economia".

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline