Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Carney diz que Canadá está pronto para retomar negociações comerciais quando EUA quiserem -

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou nesta segunda-feira, 27, em Kuala Lumpur, Malásia, que a relação comercial com os Estados Unidos continua importante, mas que o país está pronto para seguir adiante caso Washington não queira negociar. "Não tive contato com o presidente Donald Trump desde quinta-feira", disse. "Estamos prontos para negociar quando os Estados Unidos também estiverem prontos." No fim de semana, Trump ameaçou impor uma tarifa adicional de 10% aos produtos canadenses.

Carney confirmou que as negociações comerciais entre os dois países estavam avançadas, com "discussões detalhadas e específicas até o momento em que os anúncios de TV do governo de Ontário foram ao ar", o que teria motivado a suspensão dos diálogos por parte de Trump. O premiê, contudo, afirmou que o Canadá "está pronto para retomar essas conversas quando os Estados Unidos quiserem", e acrescentou que há "muito valor nessas negociações", desde que qualquer acordo seja no melhor interesse dos canadenses.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Questionado sobre o impacto do impasse, Carney afirmou que "não compensa ficar irritado" e que é preciso manter a calma em negociações complexas. Ele disse ainda que o Canadá tem planos de contingência caso os EUA não queiram negociar, mas evitou detalhar.

O premiê ressaltou que o país continuará diversificando suas parcerias comerciais, pois "as oportunidades internacionais são consideráveis". Segundo ele, o Canadá fornece bens essenciais à economia americana, como alumínio e energia, e mantém "um relacionamento comercial muito forte com os EUA", mas "o retorno de construir em casa é maior do que o impacto da turbulência comercial".

Carney confirmou ainda que pretende se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, na cúpula da APEC, para discutir a relação comercial e a "evolução do sistema global", sem dar detalhes.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline