Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Câmara aprova projeto que institui 'arbitragem especial tributária'; texto vai ao Senado

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 11, um projeto de lei que institui a "arbitragem especial tributária e aduaneira", com vistas a incentivar métodos consensuais e de conformidade na área. Segundo o relator, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), a proposta deve "contribuir para a melhoria do ambiente de negócios no País, reduzindo o chamado 'custo-Brasil' e alinhando-se a boas práticas de economias modernas". O texto agora retorna ao Senado Federal.

A proposta é de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-RO) e chegou à Câmara em dezembro do ano passado. O texto altera o Código Tributário Nacional, "para dispor sobre normas gerais para solução de controvérsias, consensualidade e processo administrativo em matéria tributária e aduaneira".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com Lafayette, a proposta estabelece "formas alternativas de solução de litígios, com vários mecanismos adequados para a solução das disputas tributárias". "Contempla, soluções ágeis e eficientes para litígios em matérias tributárias quando em comparação ao sistema tradicional", anotou o deputado em seu parecer.

O texto estabelece regras sobre o procedimento arbitral, a transação tributária e a mediação. Ao argumentar pela aprovação do texto, Lafayette lembrou que as execuções fiscais representam o maior fator de congestionamento do Poder Judiciário, segundo relatório do Conselho Nacional de Justiça em 2022. Nessa linha, segundo o relator, a proposta corrobora a recomendação do órgão para que magistrados promovam, sempre que possível, uma solução consensual de controvérsias tributárias.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline