Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

BTG Pactual: Comunicado do Copom marca transição para novo estágio da política monetária

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central inaugurou a "transição para um novo estágio" na trajetória dos juros ao sinalizar explicitamente que deve baixar a Selic a partir da próxima reunião do colegiado, em março, segundo o banco BTG Pactual.

"A sinalização explícita de início do ciclo na próxima reunião, ainda que condicional, representa uma mudança relevante em relação à estratégia de comunicação adotada até aqui", disse o BTG em relatório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Pela primeira vez desde o encerramento do ciclo de aperto, o Copom passou a caracterizar o próximo estágio da estratégia como um processo de calibração do nível de juros, em um ambiente de inflação menor e com sinais mais evidentes de transmissão da política monetária", diz. "Ao mesmo tempo, o Comitê enfatizou que, mesmo com o início da flexibilização, manterá a restrição monetária adequada para assegurar a convergência da inflação à meta, destacando que o ritmo e a magnitude do ciclo dependerão da evolução do cenário", acrescentou.

O banco disse também que o Copom, ao mencionar no comunicado que prevê "iniciar a flexibilização da política monetária em sua próxima reunião", adotou um tom mais inclinado ao corte de juros do que o mercado esperava, ainda que tenha feito a ressalva de que terá "serenidade quanto ao ritmo e à magnitude do ciclo".

"A maior confiança no processo de desinflação, a projeção de inflação do modelo ao redor da meta - e substancialmente abaixo do centro no cenário de Selic constante - além da apreciação significativa da taxa de câmbio nas últimas semanas, reforçam nossa avaliação de que o Copom iniciará o ciclo de flexibilização com um corte de 50 pontos-base em março. Mantemos nossa projeção de Selic terminal em 12% ao fim do ciclo", acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline