Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Brasil quer que Paraguai priorize inclusão de setores automotivo e açucareiro no Mercosul

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O governo Luiz Inácio Lula da Silva espera que o Paraguai, que ocupará a Presidência Pro Tempore do Mercosul no primeiro semestre de 2026, conduza os trabalhos do bloco e continue priorizando o avanço nas negociações pela inclusão dos setores automotivo e açucareiro no livre comércio entre os Estados Partes do bloco. A informação consta em documento distribuído pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) à imprensa, às vésperas da 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, que será realizada em Foz do Iguaçu (Paraná) no sábado, 20.

Durante a Presidência Pro Tempore do Brasil, foram realizadas duas reuniões do Comitê Automotivo, em que foi repassado todo o texto atualmente em negociação naquele âmbito. Também foram concluídos os termos de referência para a contratação de estudo sobre o setor sucroalcooleiro na região, insumo para futuras negociações sobre a inclusão do setor no bloco, acrescenta o documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O Brasil também tem pedido para que o Paraguai replique a realização do Fórum Empresarial Agrícola feito neste segundo semestre de 2025, o qual, na avaliação do governo Lula "foi tão exitoso" e "surge da expressividade da participação do Mercosul no comércio internacional do agronegócio e a consequente relevância do setor para a integração econômica do bloco".

Outra expectativa do governo Lula é de que o Paraguai continue auxiliando a Bolívia em seu processo de incorporação de todo o acervo normativo do Mercosul, de modo que possa participar plenamente do bloco.

Também há "possibilidade de assinatura do Acordo sobre Proteção e Recuperação de Bens Culturais no Mercosul, cuja negociação avançou na presidência brasileira".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste sábado, a Cúpula do Mercosul encerrará a Presidência Pro Tempore Brasileira (PPTB) do Mercosul, exercida durante o segundo semestre de 2025, e dará início à Presidência Pro Tempore do Paraguai (PPTP).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline