Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Boulos anuncia medidas para motoristas de apps; empresas serão exigidas a revelar preços pagos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, anunciou nesta terça-feira, 24, um pacote de medidas destinados a trabalhadores de aplicativo. Uma das iniciativas, assinada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), exigirá que, nas notas fiscais, estejam presentes os valores repassados aos trabalhadores e aos apps por cada serviço prestado.

Durante o anúncio, Boulos declarou que a decisão busca "desmistificar" o argumento das empresas de que eventuais regulações acarretarão em um aumento dos preços para os consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A medida foi assinada nesta terça-feira, 24, e será publicada na quarta-feira, 25, no Diário Oficial da União (DOU).

"Todos os clientes vão poder saber onde é que fica o dinheiro, que hoje não é no bolso do entregador, é na grande plataforma. Com isso, nós vamos começar a desmistificar a narrativa dessas grandes plataformas que, quando o trabalhador fala em ganhar um pouquinho mais, ameaça o consumidor", afirmou o ministro da Secretaria-Geral.

Boulos assinou nesta terça uma medida da Secretaria-Geral, junto à Fundação Banco do Brasil, que instala 100 pontos de apoio para motoristas de aplicativos em diversos pontos do País. Essas instalações serão equipadas com banheiro, água, vestiário, área para alimentação, descanso e de conectividade para motoristas de aplicativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também foi anunciada a criação do Comitê Interministerial de Monitoramento e Implementação de Ações para Trabalhadores por Aplicativos. O colegiado será formado, além da Secretaria-Geral, pelos ministérios do Trabalho e Emprego, da Previdência Social, da Saúde e da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com Boulos, o comitê será um espaço de diálogo para propor e monitorar políticas governamentais destinadas aos trabalhadores por aplicativo.

O ministro da Secretaria-Geral anunciou também que o item "trabalhador de plataforma digital" será incluído nas fichas de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Segundo Boulos, o termo "acidente de trabalho" estará presente nas fichas para garantir o amparo aos prestadores de serviço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Será também aprimorada a captura de dados de acidentes sofridos por motoristas de aplicativo para subsidiar ações de prevenção. Entre elas, a inserção da categoria "trabalhadores por aplicativo" na Pesquisa Nacional de Saúde, desenvolvida junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV