Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa operam em alta, com salto de siderúrgicas após proposta tarifária da UE

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Por Sergio Caldas*

São Paulo, 08/10/2025 - As bolsas europeias operam em alta na manhã desta quarta-feira, impulsionadas por ações de siderúrgicas, que reagem a uma proposta de tarifação do aço importado pela União Europeia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Por volta das 6h35 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,58%, a 572,55 pontos.

Ontem, a UE anunciou planos de cortar quase pela metade sua cota de isenção tarifária sobre aço e produtos de aço e elevar a tarifa sobre importações excedentes de 25% a 50%, em um potencial golpe para países como Reino Unido, China, Índia e Turquia.

No horário acima, as gigantes siderúrgicas europeias ThyssenKrup, ArcelorMittal e SSAB tinham robustos ganhos de quase 3% a 4%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também mostrava desempenho positivo a empresa de engenharia suíça ABB (+1,2%), que vendeu sua unidade de robótica ao grupo japonês Softbank, por US$ 5,38 bilhões.

Por outro lado, a BVM tombava 9,3% em Frankfurt, após a montadora alemã de carros de luxo reduzir sua projeção de rentabilidade para este ano em função de vendas fracas na China, o que pesava no subíndice europeu do setor automotivo (-2,4%).

No âmbito macroeconômico, mais uma notícia negativa da Alemanha: a produção industrial amargou uma queda mensal de 4,3% em agosto, bem maior do que o recuo de 1% previsto por analistas consultados pelo The Wall Street Journal e um dia após as encomendas à indústria da maior economia europeia mostrarem uma inesperada retração no mesmo período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Investidores também seguem atentos à crise política na França, onde o presidente Emmanuel Macron enfrenta crescente pressão para renunciar ou convocar uma eleição parlamentar antecipada, após o primeiro-ministro Sébastien Lecornu anunciar que deixaria o cargo, no começo da semana.

Às 6h48 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,60%, a de Paris avançava 0,71% e a de Frankfurt ganhava 0,45%. As de Milão, Madri e Lisboa, por sua vez, tinham respectivas altas de 0,67%, 0,55% e 0,68%.

Contato: [email protected]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da Dow Jones Newswires

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline