Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, em meio a reavaliações sobre o risco do custo da IA

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As bolsas da Europa encerraram sem direção única nesta sexta-feira, 21, em reflexo da deterioração dos negócios em Wall Street na véspera, que ocorreu depois que os mercados na região já haviam fechado. O movimento decorre das persistentes preocupações de investidores com os custos da inteligência artificial e com incertezas macroeconômicas.

Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,78%, a 23.096,49 pontos, enquanto o FTSE MIB, de Milão, cedeu 0,60%, a 42.661,67 pontos. Na Península Ibérica, o PSI 20 recuou 1,18% em Lisboa, a 8.055,53 pontos, e o Ibex 35 baixou 0,98% em Madri, a 15.831,80 pontos.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na outra ponta, Londres conseguiu acompanhar uma melhora no começo da tarde em Nova York. Assim, o índice FTSE 100 subiu 0,13% no fechamento, a 9.539,71 pontos. Já o CAC 40, de Paris, avançou 0,02%, a 7.982,65 pontos. As cotações são preliminares.

O balanço da Nvidia, na quarta-feira, encontrou reação inicial positiva nas mesas de operações. A avaliação era a de que os números afastavam os temores de uma bolha em formação relacionada à inteligência artificial.

À medida que o pregão da quinta-feira se desenrolava, no entanto, visões menos encorajadoras começaram a circular entre investidores. Segundo a analista Ipek Ozkardeskaya, do Swissquote, observadores apontaram para o acúmulo de estoques de chips da Nvidia e a prática de reconhecimento de pagamentos antecipados como receita antes da entrega dos produtos.

publicidade

As dúvidas azedaram o sentimento em Nova York ainda na quinta à tarde, em uma piora que ecoou do outro lado do Atlântico nesta sexta. Para Ozkardeskaya, há uma polarização entre os que enxergam uma bolha na IA e os que minimizam os riscos. "Acredito que essa dinâmica levará a uma maior volatilidade e grandes oscilações", avalia.

Entre destaques negativos, papéis de defesa enfrentaram forte pressão, diante de sinais de avanços nas negociações pelo fim da guerra na Ucrânia. Rheinmetall cedeu 7,33% em Frankfurt e BAE Systems baixou 2,45% em Londres.

*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline