Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham sem direção única, com balanços, BCE e acordo EUA-China

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As bolsas da Europa fecharam sem direção única nesta quinta-feira, 30, conforme investidores absorvem dia movimentado por múltiplos balanços, dados domésticos, acordo entre EUA e China, além de decisões monetárias do Banco Central Europeu (BCE) e Federal Reserve (Fed). A Bolsa de Londres renovou recorde de fechamento pela sexta sessão consecutiva, embora permaneça distante da marca intraday histórica alcançada na véspera.

Perto do fechamento, o Stoxx 600 caía 0,1%, a 574,83 pontos. Em Frankfurt, o DAX fechou em alta de 0,06%, a 24.139,43 pontos. Em Paris, o CAC 40 caiu 0,53%, a 8.157,29 pontos. Em Milão, o FTSE MIB cedeu 0,09%, a 43.202,40 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 subiu 0,73%. Em Madri, o Ibex 35 quebrou uma sequência de seis pregões em alta e recuava 0,68%, a 16.040,30, se afastando de máxima histórica. As cotações são preliminares.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,04%, ao nível inédito de 9.760,06 pontos, impulsionado pelos ganhos de 1,4% da BP, que anunciou "resultados animadores" no campo Bumerangue do pré-sal no Brasil, e de 3,6% da Standard Chartered, que divulgou resultados trimestrais nesta quinta-feira.

Ainda na esteira de balanços, o banco francês Crédit Agricole e o Société Générale caíam cerca de 4% em Paris, enquanto a montadora alemã Volkswagen recuava 1,9% em Frankfurt e italiana Stellantis tombava 8,9% em Milão. Por outro lado, a AB InBev, maior cervejaria do mundo e controladora da Ambev no Brasil, caiu 2,1% em Bruxelas.

Também anunciaram resultados nesta quinta a Shell, o ING e a Lufthansa. Depois do fechamento, é a vez do Casino, maior acionista do grupo Pão de Açúcar no Brasil.

publicidade

Ainda, em Copenhague, a ação da Novo Nordisk caiu 3,6%, após a farmacêutica dinamarquesa tentar superar oferta da Pfizer para aquisição da Metsera.

Investidores europeus acompanharam também uma rodada de dados sobre crescimento econômico da França, de Portugal, da Alemanha e da Itália. Como um todo, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,2% no terceiro trimestre ante o segundo e 1,3% no confronto anual, acima do esperado em ambos os casos. O índice de sentimento econômico europeu também superou expectativas e a taxa de desemprego se manteve em 6,3%.

Ao manter juros nesta quinta, o BCE ressaltou a resiliência da economia, mas a presidente Christine Lagarde lembrou que riscos para inflação ainda não foram extintos. Os mercados também ponderam a decisão do Fed de cortar juros na véspera, mas destacar incertezas futuras.

publicidade

No campo comercial, EUA e China chegaram a um acordo após o encontro de seus presidentes, que prevê redução de tarifas sobre produtos chineses e suspensão de controles de exportação por Pequim.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline