MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham mistas, com negociações tarifárias e BCE; Londres renova recorde

As bolsas da Europa fecharam sem direção única nesta quinta-feira, 24 em mais uma sessão que acompanhou as negociações da União Europeia com o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por tarifas. Além disso, houve a esperada manutenção de

Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)
Publicado em 24.07.2025, 13:10:00 Editado em 24.07.2025, 13:15:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Europa fecharam sem direção única nesta quinta-feira, 24 em mais uma sessão que acompanhou as negociações da União Europeia com o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por tarifas. Além disso, houve a esperada manutenção de juros pelo Banco Central Europeu (BCE), que foi seguida de declarações vistas como mais restritivas à política monetária. Fora da zona do euro, o FTSE 100 renovou seu recorde histórico de fechamento em Londres, enquanto a temporada de balanços prossegue.

continua após publicidade

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,24%, a 551,55 pontos. Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,85%, a 9.138,37 pontos. Em Frankfurt, o DAX avançou 0,27%, a 24.307,02 pontos. Em Paris, o CAC 40 recuou 0,41%, a 7.818,28 pontos. As cotações são preliminares.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, voltou a dizer que o foco do bloco é alcançar uma solução negociada com os EUA e que estão em andamento "discussões políticas intensas", mas ressaltou que "todos os instrumentos continuam 'na mesa' até que tenhamos resultado satisfatório em negociações". O The Wall Street Journal menciona que os países membros aprovaram um plano de tarifar 93 bilhões de euros em bens americanos caso as conversas comerciais entre as duas partes fracassem.

continua após publicidade

O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou nesta quinta que UE está sob forte pressão para firmar novos acordos com o país antes do prazo de 1º de agosto. Segundo ele, a UE está ansiosa para evitar tarifas mais pesadas. Ele disse que Trump alertou os europeus de que, sem um entendimento, a alíquota para o bloco "será 30%". "A UE realmente quer fazer um acordo", apontou.

A Capital Economics deixou de prever corte de juros do BCE em setembro. Agora, a consultoria projeta manutenção por tempo indeterminado. Segundo a instituição, a revisão reflete a mudança no tom da presidente do BCE, Christine Lagarde, que adotou uma postura mais "hawkish". Lagarde se mostrou mais confiante em relação ao crescimento econômico da zona do euro e evitou opinar sobre impactos de negociações comerciais, de acordo com a Capital.

O PMI composto da zona do euro subiu para 51 em junho, vindo acima do previsto e tocando o maior nível em 11 meses, segundo levantamento preliminar. No Reino Unido, por outro lado, o mesmo indicador sofreu uma inesperada queda neste mês.

continua após publicidade

Tanto o alemão Deutsche Bank quanto o francês BNP Paribas superam expectativas de lucro e receita no segundo trimestre. O Deutsche Bank saltou 9,13% em Frankfurt e o BNP teve alta de 0,40% em Paris. Em Londres, a Vodafone ganhou 3,01%, diante de avanço na receita. Ainda na capital britânica, a gigante de telecomunicações BT Group saltou 10,13%, após indicar Patricia Cobian como nova CFO e reforçar guidance. Já AstraZeneca teve alta de 2,12%, na esteira de resultado favorável em teste de medicamento contra uma rara doença autoimune.

Em Milão, o FTSE MIB caiu 0,24%, a 40.599,68 pontos. Em Madri, o Ibex35 avançou 1,34%, a 14.256,50 pontos, com forte desempenho dos bancos. Em Lisboa, o PSI 20 subiu 0,25%, a 7.737,00 pontos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham mistas, com negociações tarifárias e BCE; Londres renova recorde"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!