Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham mistas com BCs no radar, e forte alta em Paris

"manterão as taxas diretoras suficientemente restritivas durante o tempo que for necessário", avalia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Bolsas da Europa fecham mistas com BCs no radar, e forte alta em Paris
Autor ilustrativo - Foto: Reprodução/pixabay

As bolsas da Europa fecharam sem sinal único nesta sexta-feira, 6, com perspectivas para a postura dos principais bancos centrais da Europa e do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) no radar. Com a visão de novos cortes de juros na zona do euro, em Frankfurt o DAX voltou a renovar seu recorde de fechamento, ainda que tenha subido de forma mais contida que o CAC 40, em Paris. Na França, o índice foi impulsionado ainda pelas perspectivas de uma solução para a crise política que ameaça o orçamento do país.

LEIA MAIS:Paixão de Cristo de Arapongas é incluída em calendário oficial do PR

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,16%, a 520,34 pontos.

Em pronunciamento à nação na quarta-feira, Macron garantiu que segue na presidência até o final do mandato, em 2027, e disse estar em busca de um sucessor para Michel Barnier, que renunciou ao cargo de primeiro-ministro após perder uma moção na Assembleia Nacional.

Líder da extrema-direita, Marine Le Pen disse que um novo orçamento pode ser aprovado em questão de semanas, desde que o futuro governo atenda suas demandas. O líder do Partido Socialista da França, Olivier Faure, disse que está preparado para discutir um acordo com Macron, dando os primeiros sinais de consenso nas discussões para formar o novo governo francês. O CAC 40 subiu 1,31%, a 7.426,88 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Rabobank espera que o Banco Central Europeu (BCE) reduza a taxa de depósito em 25 pontos base em dezembro. "Com base nas nossas projeções econômicas atualizadas, prevemos agora cortes consecutivos até à reunião de abril, deixando a taxa em 2,25%", projeta o banco.

Os dirigentes podem ainda remover a orientação de que "manterão as taxas diretoras suficientemente restritivas durante o tempo que for necessário", avalia.

Já o relatório payroll de novembro nos Estados Unidos deve manter o Fed confortável em cortar juros em 25 pontos-base na reunião deste mês, avalia o CIBC Economics. Neste cenário, o DAX subiu 0,13%, a 20.385,79 pontos, enquanto o FTSE MIB avançou 0,36%, a 34.749,50 pontos, em Milão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dirigente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Swati Dhingra reforçou nesta sexta expectativa por contínuo relaxamento da política monetária, em meio ao arrefecimento das pressões salariais e da inflação de serviços no Reino Unido. Mesmo assim, a dirigente avaliou que a abordagem gradual no afrouxamento monetário é adequada na maioria dos casos. Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,49%, a 8.308,61 pontos.

Também em queda, estiveram o Ibex 35, em Madri, que recuou 0,37%, a 12.073,70 pontos, e o PSI 20, em Lisboa, com baixa de 1,18%, a 6.336,31 pontos. Em ambos os casos, petroleiras, seguindo o movimento do barril no mercado internacional, estiveram entre as principais quedas. Repsol (-0,44%) e Galp (-2,07%) recuaram.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline