Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham majoritariamente em alta e Glencore salta com conversa com Rio Tinto

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em alta nesta sexta-feira, 9, com suporte de papéis relacionados aos setores de defesa, semicondutores e luxo, enquanto investidores ponderam riscos de tensões geopolíticas e sinalizações da trajetória dos juros dos dois lados do Atlântico. Glencore saltou após anúncio de negociação com Rio Tinto.

Em Londres, o FTSE 100 fechou em alta de 0,80%, a 10.124,60 pontos, e ganhou 1,74% na semana. Em Frankfurt, o DAX subiu 0,52%, a 25.257,67 pontos, e avançou 2,93% na semana. Em Paris, o CAC 40 ganhou 1,44%, a 8.362,09 pontos, e teve alta de 2,04% na semana. Em Lisboa, o PSI 20 teve variação positiva de 0,40%, a 8.520,34 pontos, com ganhos de 1,43% na semana. Em Madri, o Ibex 35 subiu 0,03%, a 17.642,77 pontos e 0,93% na semana. O FTSE MIB subiu 0,10% em Milão, a 45.719,26 pontos e teve alta semanal de 0,76%. As cotações são preliminares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Durante a sessão, as bolsas europeias ganharam força com a publicação do relatório de empregos dos EUA (payroll), sob análises de possíveis flexibilizações de política monetária pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

O presidente dos EUA, Donald Trump, destacou que a posse da Groenlândia é "psicologicamente importante" para ele, mas descartou tensões com europeus, já que, segundo ele, "sempre se dará bem com a Europa". Entre os papéis de defesa, a italiana Leonardo subiu 0,10% e a britânica Rolls-Royce avançou 1,34%. Além da questão da ilha, Rússia e Ucrânia trocaram novos ataques.

A ação da ASML disparou 5,8% em Amsterdã, após a receita da TSMC vir acima do esperado. A BE Semiconductor e a ASM International acompanharam os ganhos e avançaram 0,41% e 5,99%, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Rio Tinto cedeu 3% e a Glencore disparou 9,6% após anunciarem que estudam uma fusão capaz de criar a maior mineradora do mundo, com valor empresarial superior a US$ 260 bilhões.

Papéis do setor de luxo, como a Brunello Cucinelli (+3,3%), Kering (+2,5%) e LVMH (+2,8%) subiram e, para a Berstein, a volatilidade nas ações de luxo europeias pode ser impulsionada pelo reposicionamento de fundos de investimento, que entra em conflito com os novos fluxos de capital para o setor.

*Com informações da Dow Jones Newswires

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline