Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham majoritariamente em alta e ganham na semana, apesar de ambiente frágil

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em alta, depois de operarem enfraquecidas durante parte da sessão desta sexta-feira, 28, marcada pelo impacto de uma falha técnica na plataforma do CME nos EUA. Investidores seguem atentos ao cenário macroeconômico, fragilidade das negociações de paz na Ucrânia e baixa liquidez global graças ao pregão encurtado em Wall Street após o feriado de Ação de Graças.

Em Londres, o FTSE 100 fechou em alta de 0,27%, a 9.720,51 pontos, com ganho de 2,2% na semana. Em Frankfurt, o DAX subiu 0,25%, a 23.828,25 pontos, e avançou 2,9% na semana. Em Paris, o CAC 40 ganhou 0,29%, a 8.122,71 pontos, em alta semanal de 2,1%. Em Milão, o FTSE MIB avançou 0,32%, a 43.357,01 pontos, e valorizou 1,7% no confronto semanal. Em Madri, o Ibex 35 registrou ganhos de 0,06%, a 16.371,60 pontos, em alta de 3,3% nos últimos 7 dias. Em Lisboa, o PSI 20 caiu 0,14%, a 8.110,74 pontos, mas avançou 0,5% na semana. As cotações são preliminares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

As bolsas da Europa começaram o pregão sem ímpeto e seguiram com poucas oscilações, conforme os mercados digeriam dado preliminar de inflação da Alemanha, em linha com expectativas, e queda inesperada nas vendas do varejo alemão, além de dados do Produto Interno Bruto (PIB) da França e de Portugal.

Após a resolução de problemas no CME e da abertura dos mercados em Wall Street, as bolsas europeias ganharam força e firmaram alta modesta na maioria das praças, estendendo ganhos semanais. Para a DWS, o próximo ano tende a ser mais favorável para ações e crédito corporativo na Europa, apoiado por expansão econômica moderada, lucros mais fortes e uma política monetária menos restritiva.

No Stoxx 600, o subíndice de recursos básicos liderava ganhos (+0,9%) em ampla margem de diferença, em linha com a alta robusta do cobre entre commodities. Já o subíndice bancário oscilava volátil, pressionado pelas fortes perdas do Monte dei Paschi di Siena (-2,2%) em Milão, que enfrenta uma investigação relacionada a sua aquisição do Mediobanca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No front corporativo, a Delivery Hero saltou 15,51% em Frankfurt, após um acionista defender uma revisão estratégica da companhia, segundo a Bloomberg.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline