Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham majoritariamente em alta com foco em balanços e acordo com a Índia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira, 27, após a União Europeia e a Índia anunciarem um Acordo de Livre Comércio (FTA) que era negociado por décadas, o que amplia os parceiros comerciais do bloco frente aos EUA. Os investidores também monitoravam de perto uma bateria de balanços das empresas e riscos geopolíticos.

Em Londres, o FTSE 100 fechou em alta de 0,58%, a 10.207,80 pontos. Em Frankfurt, o DAX caiu 0,15%, a 24.894,44 pontos. Em Paris, o CAC 40 ganhou 0,27%, a 8.152,82 pontos. Em Milão, o FTSE MIB avançou 1,09%, a 45.440,44 pontos. Em Madri, o Ibex 35 subiu 1,37%, a 17.678,90 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 ganhou 0,9%, a 8.654,25 pontos. As cotações são preliminares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O presidente da Índia, Narenda Modi, descreveu o pacto com a UE como a "mãe de todos os acordos". Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, classificou-o como o maior deste tipo, repleto de ganhos econômicos mútuos. O acordo representa cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) global e aproximadamente um terço do comércio mundial.

O anúncio fez com que as ações do setor automobilístico caíssem, conforme investidores ponderavam a abertura do mercado europeu aos carros indianos contrabalançando a redução de tarifas sobre a indústria da Europa. Os papéis da BMW caíram 0,78%, enquanto a Volkswagen caiu 1,6%, a Mercedes recuou 1,7% e a Renault caiu 1,65%. O setor químico também será um dos afetados, com o subíndice registrando queda de 0,7%.

Na direção oposta, os papéis da Puma saltaram 9%, após a chinesa Anta Sports concordar em comprar participação na fabricante de tênis por US$ 1,8 bilhão. Pela manhã, as ações da Puma chegaram a superar 20% com a notícia, antes de recuarem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ações do setor bancário também subiram (+1,2%), com destaque para o Santander (+1,3%), à medida que o banco espanhol preparando 40 bilhões de euros em dividendos para o Dia do Investidor, segundo o Expansion.

Os investidores também estão de olho na temporada de balanços no continente, com investidores aguardando os resultados de empresas como ASML, Volvo, LVMH e Deutsche Bank ao longo desta semana.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline