Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham em direções opostas diante de risco geopolítico e Fed em xeque

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As bolsas da Europa fecharam em direções opostas nesta segunda-feira, 12, enquanto investidores avaliam os desdobramentos geopolíticos dos protestos no Irã e uma nova pressão política nos Estados Unidos sobre o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell.

Em Londres, o FTSE 100 fechou em alta de 0,16%, a 10.140,70 pontos. Em Frankfurt, o DAX subiu 0,54%, a 25.397,77 pontos. Em Paris, o CAC 40 perdeu 0,04%, a 8.358,76 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 recuou 0,31%, a 8.494,08 pontos. Em Madri, o Ibex 35 subiu 0,14%, a 17.673,80 pontos. O FTSE MIB subiu 0,03% em Milão, a 45.732,20 pontos. As cotações são preliminares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os investidores acompanham de perto os acontecimentos no Irã nesta semana, após protestos em larga escala terem sido reprimidos com violência pelas autoridades iranianas. A União Europeia (UE) está "analisando" a imposição de sanções adicionais contra o país islâmico devido à repressão nas manifestações.

Com o risco geopolítico ampliado, o ouro e a prata avançaram para novos recordes entre metais preciosos, impulsionando ações de mineradoras, como a Fresnillo (+6,56%) em Londres.

Ainda, o mercado financeiro está apreensivo sobre a autonomia do Fed, após o BC norte-americano receber uma intimação do Departamento de Justiça (DoJ, na sigla em inglês) dos Estados Unidos com a ameaça de uma acusação criminal contra Powell. "Esta é mais uma tentativa do presidente dos EUA, Donald Trump, de forçar a saída de Powell e/ou de outros membros do Fed", explica Kathy Jones, estrategista-chefe de renda fixa do Charles Schwab.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, as ações do Barclays subiram 0,6% apesar da proposta do presidente Donald Trump de impor, por um ano, um teto de 10% para as taxas de juros de cartões de crédito nos Estados Unidos.

As ações da BE Semiconductor Industries (Besi) avançaram 7,54% em Amsterdã. A empresa holandesa deve divulgar seus resultados do quarto trimestre no próximo mês e espera que os pedidos do quarto trimestre superem 250 milhões de euros, um aumento de 43% em relação ao terceiro trimestre.

Em contrapartida, as ações da Heineken caíram 4,82% após o CEO e presidente do conselho, Dolf van den Brink, afirmar que pretende deixar o cargo em 31 de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline