Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham em baixa, com expectativas por Fed e balanço da LVMH pressionando luxo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As bolsas da Europa fecharam na maioria em queda nesta quarta-feira, 28,, com expectativas pela decisão de juros do Federal Reserve (Fed), que deve manter as taxas inalteradas. Sobram especulações sobre os próximos passos do banco central, incluindo a sucessão do presidente Jerome Powell e a independência da autoridade monetária. A fraqueza recente do dólar começa a entrar no radar, com impacto inflacionário sendo monitorado do outro lado do Atlântico. Além disso, investidores reagiram à divulgação dos balanços das duas maiores empresas em valor de mercado da Europa, ASML e LVMH, com a segunda pesando no setor de luxo.

Em Londres, o FTSE 100 fechou em baixa de 0,52%, a 10.154,43 pontos. Em Frankfurt, o DAX caiu 0,20%, a 24.843,54 pontos. Em Paris, o CAC 40 recuou 1,06%, a 8.066,68 pontos. Em Milão, o FTSE MIB teve queda de 0,66%, a 45.138,73 pontos. Em Madri, o Ibex 35 caiu 1,10%, a 17.607,60 pontos. A exceção ocorreu em Lisboa, onde PSI 20 ganhou 0,11%, a 8.663,41 pontos, impulsionado pela alta de 3% da Galp. As cotações são preliminares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) François Villeroy de Galhau afirmou que a desvalorização do dólar é um sinal de diminuição da confiança diante da imprevisibilidade da política econômica dos EUA. Em virtude do quadro, o dirigente monitora o euro e possíveis consequências sobre a inflação. "Esse é um dos elementos que guiará nossa política monetária e nossas decisões sobre as taxas de juros ao longo dos próximos meses", escreveu.

Entre as empresas, as ações da LVMH despencaram 0,71% em Paris, pressionando o setor de luxo. O resultado foi difícil de interpretar - com vendas trimestrais em grande parte dentro do esperado e os lucros do ano inteiro acima das previsões, enquanto os executivos sinalizaram volatilidade contínua da demanda e dificuldades cambiais, disseram os analistas da Jefferies. Na capital francesa, Kering (-3,02%) e Hermès (-3,76%) recuaram. Em Milão, a Moncler caiu 2,93% e a Burberry cedeu 4,70% em Londres.

As ações da ASML recuaram quase 2% em Amsterdã, depois de chegarem a subir acima de 6%, seguindo a divulgação de que a fornecedora de equipamentos para fabricação de chips registrou encomendas trimestrais recordes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já as ações do Deutsche Bank recuaram 2% em Frankfurt após escritórios da instituição na cidade e Berlim serem alvo de buscas como parte de uma investigação por lavagem de dinheiro por funcionários.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline