Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham em alta, com balanços, metais e impulso de NY

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta sexta-feira, 6, refletindo a recuperação observada em Nova York, em meio a uma semana marcada por divulgações de resultados de grandes empresas europeias e crescentes preocupações sobre os investimentos de empresas de tecnologia no setor de inteligência artificial (IA).

Em Londres, o FTSE 100 fechou em alta de 0,59%, a 10.369,75 pontos, acumulando quase 2% de alta na semana. Em Frankfurt, o DAX subiu 0,93%, a 24.719,80 pontos, e teve elevação de 1,69% na semana. Em Paris, o CAC 40 avançou 0,43%, a 8.273,84 pontos, e 2,51% na semana. Em Lisboa, o PSI 20 ganhou 1,27%, a 8.890,30 pontos, e quase 3% na semana. Em Madri, o Ibex 35 teve alta de 1,11%, a 17.943.30 pontos, e cerca de 1% na semana. O FTSE MIB teve alta de 0,13% em Milão, a 45.877,20 pontos, e 1,78% na semana. As cotações são preliminares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Pela manhã, as bolsas europeias acompanhavam a queda contabilizada pelos índices futuros de Nova York, que ainda refletia a fuga recente dos investidores do setor em tecnologia após o balanço da Amazon e dos temores mais amplos sobre o impacto da IA na receita de empresas de software. Para o ING, a recente agitação no mundo da IA e de softwares levanta novas questões sobre a sustentabilidade do excepcionalismo dos EUA, que depende de investimentos relacionados ao setor e da valorização das ações.

Balanços de algumas das maiores empresas da Europa, incluindo a farmacêutica Novo Nordisk, também concentraram atenções. As ações da empresa subiram mais de 5% após indicações de que a agência sanitária dos EUA pode barrar a venda de cópias baratas do Wegovy pela Hims & Hers.

Os balanços da Shell (+0,29%) e grandes nomes do setor bancário também pesaram, com o Santander subindo 1,57%, HBSC em alta de 2,62% e o Barclays em alta de 2,83%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No setor de mineração, Rio Tinto (+0,3%) e Glencore (+1,63%) avançaram, refletindo o aumento nos preços dos metais e revertendo o movimento baixista recente, após a notícia do abandono das negociações para potencial fusão.

Na contramão, as ações da Stellantis despencaram 24,69% após balanço. Outras ações do setor automotivo francês também registraram quedas. Valeo e Forvia fecharam em queda de 0,47% e 0,67, respectivamente, enquanto a Renault recuou 2,94%.

A produção industrial da Alemanha registrou um inesperado declínio anual de 0,6%. O superávit comercial do país aumentou mais do que o previsto em dezembro, com exportações e importações crescendo acima das expectativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da Dow Jones Newswires

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline