Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Àsia fecham mistas com recordes em Tóquio e Coreia do Sul

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Por Patricia Lara*

São Paulo, 13/01/2026 - As bolsas asiáticas fecharam sem coesão nesta terça-feira. No Japão, o Nikkei cravou novo recorde diante das crescentes expectativas de convocação de uma possível eleição geral no país, um desdobramento que pode consolidar a posição política da primeira-ministra Sanae Takaichi. O índice sul-coreano Kospi prolongou sua sequência de recordes para a oitava sessão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na volta do feriado de segunda-feira, o índice japonês Nikkei disparou 3,1% para 53.549,16 pontos, impulsionado pelos setores de eletrônicos, automotivo e financeiro. A Lasertec saltou 8,9% e a Advantest, 8,54%. Kawasaki Heavy Industries, Ibiden e Tokyo Electron também amealharam ganhos de mais de 8%.

A imprensa local japonesa especula que Takaichi pretende dissolver o parlamento na retomada das atividades em 23 de janeiro, o que abriria o caminho para uma eleição geral. Uma vitória nas urnas permitiria ao governo Takaichi implementar uma política fiscal mais agressiva e maiores investimentos para o crescimento, bem como medidas de segurança mais ousadas, afirmou o Crédit Agricole.

O economista-chefe do Barclays para o Japão, Naohiko Baba, disse que as ações provavelmente continuarão subindo, impulsionadas pelos setores que poderiam se beneficiar de uma política fiscal mais agressiva, como defesa, energia, semicondutores e inteligência artificial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Seul, o Kospi avançou 1,5%, fechando em 4.692,64 pontos. A Kumho Electric, empresa sul-coreana focada em sistemas de iluminação, saltou 29.9% e a CTR Mobility subiu 21%

Na China continental, o Xangai Composto caiu 0,64%, a 4.138,76 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto perdeu 1,4%, a 2.676,04 pontos.

Em outras partes da Ásia, o Hang Seng subiu 0,9% em Hong Kong, a 26.848,47 pontos. O Taiex subiu 0,5% em Taiwan, a 30.707,22 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na Oceania, a bolsa australiana teve alta e o S&P/ASX 200 ganhou 0,56%, a 8.808,50 pontos.

Contato: [email protected]

* Com informações da Dow Jones Newswires

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline