Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Ásia fecham em queda com geoeconomia e risco fiscal adiciona pressão a Tóquio

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Por Patricia Lara*

São Paulo, 20/01/2026 - As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda nesta terça-feira, com Tóquio em baixa de mais de 1% com a escalada dos rendimentos dos títulos japoneses diante da apreensão sobre o quadro fiscal do país. Ambiente amplo dos negócios segue retratando a tensão geopolítica trazida por ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre Groenlândia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O índice japonês Nikkei recuou 1,1%, aos 52.991.10 pontos. Os rendimentos dos títulos do governo japonês de longo prazo dispararam para máximas em vários anos, impulsionados por temores de que uma eleição iminente possa levar a um corte na taxa do imposto sobre o consumo, o que poderia agravar as finanças públicas do país. Entre as ações com perdas expressivas estiveram a Fuji Electric (-7,4%), a Recruit Holdings (-6,3%) e a Sumitomo Pharma (-5,5%).

As empresas japonesas de alimentação tomaram rumo oposto de alta. A fabricante de condimentos Ajinomoto ganhou 1,9% e a Nissin Foods subiu 3,4%. A fabricante de molhos Kikkoman avançou 3,6%. Um dos principais temas da campanha será o debate sobre um eventual corte do imposto nacional sobre consumo.

O índice chinês Xangai Composto fechou perto da estabilidade, com queda de 0,01%, aos a 4.113,65 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto cedeu 0,8%, a 2.677,79 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Hang Seng cedeu 0,3% em Hong Kong, a 26.487,51 pontos. A rede chinesa de snacks Busy Ming começou a receber pedidos de investidores para sua oferta pública inicial (IPO) em Hong Kong. As ações devem estrear na bolsa em 28 de janeiro.

O índice Taiex subiu 0,4% em Taiwan, a 31.759,99 pontos. A Powerchip estendeu ganhos e subiu 10% ainda sob efeito do anúncio pela Micron Technology de intenção em adquirir unidade.

Em Seul, o Kospi interrompeu a sequência de 12 fechamentos consecutivos em alta e caiu 0,4, a 4.885,75 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na Oceania, a bolsa australiana teve alta e o S&P/ASX 200 caiu 0,66%, a 8.815,90 pontos.

Contato: [email protected]

* Com informações da Dow Jones Newswires

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline