Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Ásia fecham em alta e Japão sobe após BoJ e convocação de eleição antecipada

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Por Patricia Lara*

São Paulo, 23/01/2026 - As bolsas da Ásia fecharam em alta. O mercado de Tóquio subiu após o Banco do Japão confirmar as expectativas com manutenção da taxa básica de juros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O índice japonês Nikkei fechou em alta de 0,3%, aos 53.846,87 pontos. O BC japonês manteve sua política monetária inalterada em meio ao contexto político, marcado por preparativos para uma eleição antecipada no país. A ministra das Finanças do Japão, Satsuki Katayama, confirmou as expectativas ao anunciar a dissolução da Câmara Baixa do Parlamento nesta sexta-feira, o que abre caminho para a realização de uma eleição antecipada no dia 8 e fomenta a apreensão sobre promessas que podem colocar ainda mais peso ao quadro fiscal.

O presidente do BC do Japão, Kazuo Ueda, afirmou que ainda é muito cedo para avaliar completamente o impacto dos aumentos anteriores das taxas de juros, observando que as condições financeiras no Japão permanecem favoráveis apesar da mudança na política monetária.

Ações de tecnologia na Ásia caíram após a Intel, com sede na Califórnia, despencar 13% no pregão estendido dos EUA, devido à sua previsão de resultados fracos para o trimestre atual, apesar de ter superado as expectativas de lucro no quarto trimestre na quinta-feira. O SoftBank Group caiu 1,2, enquanto a Lasertec recuou 5,8%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice chinês Xangai Composto fechou com leve alta de 0,3%, aos a 4.136,16 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto subiu 1,2%, a 2.746,01 pontos.

O Hang Seng marcou avanço de 0,45% em Hong Kong, a 26.749,51 pontos. Os papéis do HSBC subiram 0,23%. O banco recebeu aprovação da Suprema Corte para fechar o capital do Hang Seng Bank, o que deve ser efetivado em 26 de janeiro.

O índice Taiex subiu 0,7% em Taiwan, a 31.961,51 pontos. A Compeq Manufacturing avançou 10%, seguida pela MediaTek, que disparou 9,8%. Na direção oposta, a Powerchip despencou 8%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Seul, o Kospi fechou em alta pela terceira sessão seguida, com ganho de 0,8%, a 4.990,07 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana teve valorização e o S&P/ASX 200 subiu 0,13%, a 8.860,10 pontos.

Contato: [email protected]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

* Com informações da Dow Jones Newswires

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline