Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsa abre em alta com desemprego na mínima histórica e baixo volume de negócios

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Ibovespa abriu o pregão desta terça-feira, 30, em leve alta, reagindo à queda da taxa de desemprego - que atingiu o menor nível da série histórica atual -, com movimentos amplificados pela baixa liquidez de fim de ano. Os investidores, porém, ainda podem reagir a mais dados sobre o mercado de trabalho brasileiro e à divulgação da ata do Federal Reserve, ambos esperados para o período da tarde.

Por volta das 10h03, o Ibovespa tinha alta de 0,19%, a 160.802 pontos. Ontem, o índice caiu 0,25%, aos 160.490,30 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação no trimestre terminado em novembro recuou a 5,2%, a menor da série histórica iniciada em 2012. O indicador foi acompanhado por recorde no número de pessoas ocupadas (103,2 milhões) e no número de trabalhadores com carteira assinada (39,4 milhões).

Os dados indicam força da economia e do consumo e favorecem o mercado de ações, embora possam trazer receios de extensão do período de manutenção da Selic em níveis elevados. A calibragem destas expectativas será completada a partir das 14h, quando serão publicados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de novembro. A previsão é de que sejam criadas 79.120 vagas com carteira assinada no período.

Mais cedo, os investidores já absorviam outros dados que indicavam melhora na confiança do comércio e do setor de serviços. O Índice de Confiança do Comércio (Icom) da Fundação Getulio Vargas avançou 0,2 ponto em dezembro na comparação com o mês anterior, quarta alta consecutiva no ano, para 90,1 pontos, e o de confiança de serviços avançou 0,5 ponto na passagem de novembro para dezembro, na série com ajuste sazonal, para 90,6 pontos, segunda alta seguida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Às 16h, o Federal Reserve divulga a ata da reunião mais recente de política monetária e a expectativa é de que reforce a mensagem de pausa nos cortes de juros dos Estados Unidos.

Fora do âmbito macroeconômico, a acareação prevista para esta terça-feira em investigação sobre o Banco Master ainda pode ser cancelada, segundo informações do Supremo Tribunal Federal (STF). A delegada da Polícia Federal responsável pelo caso vai colher depoimentos do diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Ailton de Aquino Santos, e dos investigados Daniel Vorcaro, presidente do Master, e Paulo Henrique Costa, ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), individualmente, a partir das 14h. A acareação, porém, só vai ocorrer se ela considerar a comparação entre as versões necessária.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline