Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

BoJ: Ueda diz que aumento das taxas no Japão dependerá da melhora da economia e dos preços

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda, considera que o aumento das taxas pela autoridade monetária dependerá da melhora da economia e dos preços. Nesta sexta-feira, 19, o BoJ manteve a taxa de juros inalterada em 0,5% ao ano pela quinta vez consecutiva.

Após a decisão sobre juros, o BoJ anunciou que começará a vender suas participações em ações, um movimento visto como um novo passo na normalização da política monetária e um sinal de confiança na economia.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O banco central anunciou planos para reduzir suas participações em fundos negociados em bolsa (ETFs), que haviam sido adquiridos sob seu programa agressivo de flexibilização monetária para combater a deflação.

O banco declarou que dispensaria anualmente cerca de 330 bilhões de ienes, ou US$ 2,23 bilhões, em participações de ETFs, com base no valor contábil.

O BoJ disse que poderá ajustar o ritmo das vendas de ETFs em futuras reuniões e prometeu minimizar as perdas e a disrupção nos mercados financeiros. Além disso, planeja vender cerca de 5 bilhões de ienes em participações em fundos de investimento imobiliário.

publicidade

"Iniciaremos as vendas de ETFs assim que as preparações necessárias estiverem concluídas", declarou Ueda, durante coletiva de imprensa. A autoridade monetária não planeja retomar as compras de ETFs no futuro.

Em relação ao cenário externo, Ueda avaliou que, até o momento, a economia americana parece "sólida", e que o acordo comercial entre Estados Unidos e Japão "reduz a incerteza econômica". Fonte: Dow Jones Newswires.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline