Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

BID emite 1º Título Amazônia, instrumento para financiar o desenvolvimento sustentável

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) emitiu seu primeiro Título Amazônia e levantou US$ 100 milhões para financiar projetos de desenvolvimento sustentável de alto impacto em toda a região. O papel é o primeiro de uma série de emissões do Programa de Amazônia Bonds do BID, no valor de US$ 1 bilhão.

"A emissão representa um marco pioneiro no uso do mercado de capitais para conservar um dos ecossistemas mais vitais do planeta e fortalecer comunidades locais", de acordo com comunicado do BID.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O título foi estruturado de acordo com as Diretrizes de Emissão de Títulos Amazônia, codesenvolvidas pelo BID e pelo Banco Mundial, e com o Arcabouço de Dívida Sustentável do BID. O papel também segue padrões rigorosos de uso de recursos, medição de impacto e transparência, informou a instituição.

O título é administrado pelo Crédit Agricole CIB e tem taxa de 3,802% ao ano. Após essa emissão pioneira, a Secretaria do Tesouro Nacional do Brasil expressou seu apoio à iniciativa e sua intenção de explorar a possibilidade de emitir seus próprios títulos sob as Diretrizes dos Títulos da Amazônia, com o apoio do BID e do Banco Mundial.

Os recursos apoiarão projetos que melhorem os meios de subsistência locais, fortaleçam a resiliência econômica, promovam o manejo florestal sustentável e protejam a biodiversidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Como iniciativa pioneira, nosso Programa de Amazônia Bonds estabelece um modelo inspirador para outros seguirem, mobilizando capital privado para proteger a Amazônia e promover o bem-estar de seu povo", afirmou o presidente do Grupo BID, Ilan Goldfajn, em comunicado.

Em julho, o BID e o Banco Mundial anunciaram uma colaboração estratégica para apoiar países e instituições no lançamento de seus próprios Programas de Emissão de Bonds da Amazônia, com o BID assumindo a liderança ao ser a primeira instituição a estabelecer tal programa.

A iniciativa faz parte do Amazônia Sempre, programa regional do Grupo BID para a conservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Espanha, Alemanha e Fundo Verde para o Clima prestaram apoio fundamental para o desenvolvimento das diretrizes de emissão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline