MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bessent prevê novos acordos comerciais dos EUA antes do prazo de 9/7 para tarifas recíprocas

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse nesta sexta-feira, 27, que o país deve anunciar acordos comerciais com vários países antes do prazo de 9 de julho estabelecido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, para a implement

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 27.06.2025, 18:11:00 Editado em 27.06.2025, 18:19:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse nesta sexta-feira, 27, que o país deve anunciar acordos comerciais com vários países antes do prazo de 9 de julho estabelecido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, para a implementação de tarifas recíprocas. Em entrevista à CNBC, Bessent citou estimativas apresentadas pelo secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, de 10 a 12 países com que os EUA fecharão acordo comercial.

continua após publicidade

"Há provavelmente outros 20 países que podem voltar às tarifas recíprocas de 2 de abril enquanto trabalhamos no acordo, ou então se acharmos que estão negociado de boa fé, eles podem ficar na tarifa mínima de 10%", explicou Bessent.

Ele acrescentou que o pacto firmado nesta semana com a China é uma continuação do acordo de Genebra. Para ele, há sinais de que as terras-raras e os imãs da China estão começando a fluir outra vez.

continua após publicidade

O secretário se disse otimista de que Trump poderá assinar o projeto fiscal em análise no Congresso até 4 de julho.

Canadá

Scott Bessent criticou o Canadá por implementar, a partir da próxima segunda-feira, 30, uma tributação sobre serviços digitais de maneira retroativa. Mais cedo, Trump anunciou o encerramento das negociações comerciais com o país vizinho por esse motivo.

continua após publicidade

Na entrevista à CNBC, Bessent disse acreditar que o Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR) iniciará uma investigação sobre o Canadá no âmbito da Seção 301, o que pode significar tarifas mais duradouras sobre produtos canadenses.

Segundo ele, embora alguns países da União Europeia também tenham anunciado tributação de empresas de tecnologia americanas, nenhum deles o fez de maneira retroativa.

Volatilidade do dólar

continua após publicidade

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos minimizou a recente volatilidade do dólar, em meio a incertezas sobre a política tarifária de Trump. "É natural que moedas oscilem", disse, em entrevista à CNBC.

Bessent assegurou que os EUA ainda têm uma "política forte" para o dólar. Segundo ele, a expectativa de mais gastos fiscais na Europa tende a apreciar o euro.

O secretário também negou que "necessariamente" autoridades da Casa Branca estejam discutindo a ideia de anunciar um sucessor do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, muito tempo antes do fim do mandato do banqueiro central, no começo do ano que vem.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bessent prevê novos acordos comerciais dos EUA antes do prazo de 9/7 para tarifas recíprocas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!