MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bessent nega ter aprovado extensão de trégua com a China por 90 dias: 'Decisão cabe a Trump'

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, negou ter aprovado a extensão de uma trégua com a China por mais 90 dias, embora tenha admitido que o assunto esteve entre as principais discussões das delegações em Estocolmo. "Não é que não tenhamos discut

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 29.07.2025, 15:36:00 Editado em 29.07.2025, 15:46:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, negou ter aprovado a extensão de uma trégua com a China por mais 90 dias, embora tenha admitido que o assunto esteve entre as principais discussões das delegações em Estocolmo. "Não é que não tenhamos discutido, mas não assinamos nada", enfatizou, em coletiva de imprensa ao lado do Representante Comercial (USTR), Jamieson Greer, na tarde desta terça, 29.

continua após publicidade

Ambos reforçaram que a decisão de estender a pausa na aplicação de tarifas e até mesmo o nível das alíquotas sobre bens chineses dependerá do presidente dos EUA, Donald Trump. Mais cedo, o principal negociador comercial da China, Li Chenggang, havia dito que ambos os lados concordaram em estender a trégua, mas sem especificar quando e por quanto tempo.

Greer acrescentou que as conversas com contrapartes chinesas acontecem em nível técnico. "Explicamos para a China que nosso objetivo é zerar o déficit e fazer o reshoring de indústrias nos EUA", afirmou.

continua após publicidade

Bessent disse ainda que as conversas com a China estão "ficando mais fáceis", afirmando que houve uma evolução a cada uma das grandes reuniões realizadas nos últimos meses, no circuito Genebra, Londres e Estocolmo. "Eu diria que o propósito de reuniões frequentes é mostrar cooperação e respeito mútuo", pontuou.

O secretário do Tesouro destacou ainda que os acordos alcançados com outras economias deixaram a posição dos EUA mais forte nas negociações. "Chineses foram surpreendidos pela magnitude dos acordos com o Japão e a União Europeia (UE). Não se tornaram complacentes, mas aceitarem avançar para discussões mais amplas sobre nossas economias", afirmou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bessent nega ter aprovado extensão de trégua com a China por 90 dias: 'Decisão cabe a Trump'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!