Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bessent diz que acionará aliados sobre ações contra controle de exportações da China

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que já esteve em contato com países aliados e que se encontrará com eles nesta semana para discutir ações contra os controles de exportações da China sobre bens de terras raras. "Isto é a China contra o mundo", alegou, em entrevista à Fox Business na manhã desta segunda-feira, 13. "Espero suporte da Índia e de outros parceiros".

Bessent ponderou que Pequim parece estar "aberta à discussão" sobre questões comerciais, mas classificou a reimposição de controles de exportação como uma "ação provocativa" enquanto as negociações com os EUA continuam em andamento. "Não vamos tolerar restrições", pontuou, acrescentando que "a China não vai nos controlar o comandar".

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O secretário do Tesouro reconheceu que os EUA reagiram de forma agressiva contra os controles de exportação chineses, mas disse que ainda espera se encontrar com seu homólogo chinês na Ásia, antes da reunião entre os presidentes americano, Donald Trump, e da China, Xi Jinping.

Antes do recrudescimento das tensões bilaterais, um encontro entre Trump e Xi Jinping era previsto no âmbito da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, em inglês), na Coreia do Sul, no fim de outubro. Na sexta-feira, o americano havia ameaçado cancelar o encontro ao demonstrar forte insatisfação com Pequim, contudo, suavizou o discurso sobre seu homólogo chinês em publicação nas redes sociais no domingo (12).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline