MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bessent acerta com G7 acordo que isenta empresas dos EUA de impostos firmados na OCDE

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou nesta quinta-feira um entendimento conjunto alcançado entre os países do G7 sobre a reforma fiscal global coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Pedro Lima e André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima e André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 26.06.2025, 17:50:00 Editado em 26.06.2025, 17:59:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou nesta quinta-feira um entendimento conjunto alcançado entre os países do G7 sobre a reforma fiscal global coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo Bessent, após meses de diálogo produtivo com outros países da instituição, foi possível firmar um acordo que "defende os interesses americanos".

continua após publicidade

Bessent destacou que "os impostos do Pilar 2 da OCDE não serão aplicados às empresas americanas" e que os EUA atuarão "de forma cooperativa para implementar este acordo no âmbito da OCDE-G20 nas próximas semanas e meses". Segundo ele, a medida também "preserva nossa base tributária, prevenindo a perda de mais de US$ 100 bilhões dos contribuintes americanos, conforme estimativas do Tesouro e do Comitê Conjunto de Tributação".

O secretário ainda anunciou que solicitou ao Congresso a retirada da "medida protetora da Seção 899 'imposto da vingança' da consideração no 'grande e bonito' projeto de lei", justificando que o entendimento "fornece maior certeza e estabilidade para economia global e irá aumentar o crescimento e o investimento nos EUA e além".

continua após publicidade

O progresso foi atribuído por Bessent ao presidente Donald Trump, mencionando que o republicano "abriu caminho para essa conquista histórica", citando ordens executivas emitidas pelo americano em 20 de janeiro, que instruíram o Tesouro a "defender a soberania tributária dos EUA". Como consequência, afirma Bessent, "agora temos um grande acordo para o povo americano".

Bessent reforçou que o governo Trump "continua vigilante contra todos os impostos estrangeiros discriminatórios e extraterritoriais aplicados contra americanos" e defenderá "nossa soberania tributária".

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bessent acerta com G7 acordo que isenta empresas dos EUA de impostos firmados na OCDE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!