Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

BCE reafirma que inflação deverá se estabilizar a 2% no médio prazo, mas ressalta incerteza

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Banco Central Europeu (BCE) reafirmou, em comunicado da decisão da reunião de política monetária de fevereiro, divulgado nesta quinta-feira, 5, que a inflação deverá se estabilizar na meta de 2% no médio prazo e que a economia da zona do euro se mantém resiliente em um contexto global desafiador. No entanto, na nota, o BC ressalta que as perspectivas continuam incertas, devido, sobretudo, à persistente incerteza em matéria de política comercial global e às tensões geopolíticas.

"O baixo desemprego, os balanços sólidos do setor privado, a implementação gradual dos gastos públicos em defesa e infraestruturas e os efeitos favoráveis dos cortes anteriores nas taxas de juro sustentam o crescimento", pontua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O BCE pontuou que continuará adotando uma abordagem baseada em dados e realizada a cada reunião para determinar a postura adequada da política monetária e, em particular, as próximas decisões deverão ser baseadas na avaliação das perspectivas de inflação e dos riscos associados, levando em consideração os dados econômicos e financeiros mais recentes, bem como a dinâmica da inflação subjacente e a eficácia da transmissão da política monetária.

Ainda, o BC europeu reiterou que não está comprometido com uma trajetória específica para as taxas de juros.

Sobre o programa de compra de ativos (APP) e o programa de compra de emergência pandêmica (PEPP), a instituição monetária informa que as carteiras de ambos os programas estão diminuindo em um ritmo moderado e previsível, uma vez que o Eurosistema deixou de reinvestir os pagamentos de principal dos títulos que vencem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline