MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BCE confirma meta de inflação simétrica de 2% no médio prazo após revisão de estratégia

O conselho do Banco Central Europeu confirmou a meta de inflação simétrica de 2% a médio prazo em revisão periódica de estratégia de política monetária. "A simetria exige uma resposta política apropriadamente enérgica ou persistente a desvios grandes e su

Patricia Lara (via Agência Estado)

·
Escrito por Patricia Lara (via Agência Estado)
Publicado em 30.06.2025, 10:32:00 Editado em 30.06.2025, 10:41:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O conselho do Banco Central Europeu confirmou a meta de inflação simétrica de 2% a médio prazo em revisão periódica de estratégia de política monetária. "A simetria exige uma resposta política apropriadamente enérgica ou persistente a desvios grandes e sustentados da inflação em relação à meta, em qualquer direção", diz o documento com detalhes da revisão divulgado na segunda-feira, 30, pelo BCE.

continua após publicidade

Mudanças estruturais, como a fragmentação geopolítica e econômica e o uso crescente da inteligência artificial, tornam o ambiente inflacionário mais incerto, constatou o BCE, ressaltando que todas as ferramentas permanecem no kit de reação da autoridade monetária e a escolha, concepção e implementação desses mecanismos permitirão uma resposta ágil a novos choques. "Mudanças estruturais em curso podem tornar as perturbações induzidas pela oferta mais frequentes do que no passado e podem gerar maior incerteza e volatilidade inflacionária", observou o documento.

Outra constatação na revisão foi que o potencial para que grandes desvios da inflação em relação à meta se tornem arraigados e desestabilizem as expectativas de inflação de longo prazo é um fator-chave que limita a justificativa para choques temporários "de passagem".

continua após publicidade

O Conselho do BCE reiterou que, em suas decisões, levará em consideração não apenas o caminho mais provável para a inflação e a economia, mas também os riscos e incertezas circundantes, inclusive por meio do uso apropriado de cenários e análises de sensibilidade.

Na próxima decisão do BCE em 23 e 24 de julho, a estratégia atualizada já será aplicada.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "BCE confirma meta de inflação simétrica de 2% no médio prazo após revisão de estratégia"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!