Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

BC do Canadá corta juro a 2,5%, após pausa de 6 meses, com fraqueza no mercado de trabalho

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Banco Central do Canadá (BoC, pela sigla em inglês) cortou sua principal taxa de juros em 25 pontos-base nesta quarta-feira, 17, a 2,5%, citando maior fraqueza no mercado de trabalho e uma diminuição no ímpeto da inflação subjacente.

A decisão marca a retomada do afrouxamento monetário no Canadá, após uma pausa de seis meses motivada por incertezas inflacionárias ligadas à política tarifária do governo Trump.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em comunicado, o BoC menciona dados sugerindo que o ímpeto ascendente da inflação subjacente - que exclui itens voláteis como alimentos e energia - "dissipou-se" e prevê que decisão do Canadá de abandonar a maioria das tarifas retaliatórias sobre produtos dos EUA "significará menos pressão" inflacionária no futuro.

O enfraquecimento do mercado de trabalho canadense também persuadiu o BoC da necessidade de voltar a reduzir o juro básico, diz o comunicado.

O corte do juro canadense vem horas antes de o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) anunciar decisão de política monetária. É amplamente esperado que o Fed reduza em 25 pontos-base os juros básicos dos EUA, que estão nos níveis atuais desde dezembro do ano passado.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline