Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

BC da Turquia reduz juros a 40,5% em 2º corte consecutivo, mas avalia que taxa segue restritiva

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Banco Central da Turquia, conhecido como TCMB, cortou nesta quinta-feira, 11, suas principais taxas de juros em 2,5 pontos porcentuais, em reunião monetária. A taxa básica de juros caiu de 43% a 40,5% ao ano, a de concessão de empréstimos overnight recuou de 46% a 43,5% e a de tomada de empréstimos overnight teve queda de 41,5% a 39%. Esta é a segunda redução consecutiva nos juros turcos desde que retomaram flexibilização monetária em julho.

Em nota, o TCMB apontou que a inflação subjacente desacelerou em agosto, a demanda doméstica continua fraca e a condições econômicas continuam desinflacionárias, ao mesmo tempo em que o crescimento da atividade continua a exceder expectativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O BC turco se comprometeu a tomar os passos necessários para garantir o retorno da inflação à meta e afirmou que a "magnitude desses passos" será determinada com uma abordagem cautelosa, a cada reunião. "A instância de política monetária restritiva fortalecerá o processo de desinflação por meio da demanda, taxa de câmbio e canais de expectativas até que a estabilidade de preços seja alcançada", disse.

Por outro lado, a política monetária voltará a ser apertada se a inflação se desviar das projeções atuais, alertou o TCMB.

Na esteira do anúncio do BC turco, a lira turca continuou oscilando perto da estabilidade ante o dólar e praticamente não se alterou. Às 8h13 (de Brasília), o dólar subia a 41,29 liras, ante 41,27 liras no fim da tarde de quarta-feira, 10.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline