Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

BC da Rússia corta juros em 50pb, a 16,5%, mas indica que taxa deve seguir restritiva em 2026

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Banco Central da Rússia reduziu sua taxa básica de juros em 50 pontos-base, para 16,50% ao ano, após concluir reunião de política monetária nesta sexta-feira, 24. A instituição indicou que o custo do crédito deve permanecer em média entre 13% e 15% em 2026, mantendo "um período prolongado de política monetária restritiva". Em comunicado, a autoridade monetária afirmou que "a economia continua retornando à trajetória de crescimento equilibrado", mas que os "indicadores sustentáveis do atual crescimento de preços" permanecem acima de 4% em termos anualizados.

Segundo o BC russo, a inflação anual estava em 8,2% em 20 de outubro e deve encerrar 2025 no intervalo entre 6,5% e 7,0%. A instituição prevê que "a inflação sustentável atingirá 4% no segundo semestre de 2026", permanecendo na meta a partir de 2027.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O comunicado ressalta que o banco central continuará "mantendo a rigidez das condições monetárias necessária para devolver a inflação à meta", destacando que as expectativas de inflação seguem elevadas, o que "pode impedir a desaceleração sustentável dos preços".

Entre os fatores que impulsionam o aumento dos preços, o BC citou "o crescimento do custo dos combustíveis e o encarecimento mais rápido de frutas e verduras do que o habitual nos meses de outono do Hemisfério Norte". A instituição também alertou que, no fim de 2025 e início de 2026, a pressão inflacionária pode se intensificar temporariamente por conta do "ajuste de preços e da reação das expectativas ao aumento do IVA".

A próxima decisão de política monetária da Rússia será anunciada em 19 de dezembro.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline