MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC da África do Sul reduz juros em 25 pontos-base, a 7,00%, e vê inflação controlada

O banco central da África do Sul (Sarb, na sigla em inglês) cortou a taxa básica de juros do país em 25 pontos-base (pb), a 7,00% ao ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 31, pelo presidente da instituição, Lesetja Kganyago, que afirmou que a decis

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 31.07.2025, 15:11:00 Editado em 31.07.2025, 15:25:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O banco central da África do Sul (Sarb, na sigla em inglês) cortou a taxa básica de juros do país em 25 pontos-base (pb), a 7,00% ao ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 31, pelo presidente da instituição, Lesetja Kganyago, que afirmou que a decisão foi unânime.

continua após publicidade

A redução ocorre, segundo ele, em um cenário de inflação controlada e melhora recente dos dados econômicos, embora a perspectiva de crescimento siga moderada.

"O crescimento foi de apenas 0,1% no primeiro trimestre de 2025, em linha com nossas expectativas", apontou Kganyago, apontando que a atividade econômica subiu no segundo trimestre.

continua após publicidade

Mesmo assim, a instituição revisou para baixo sua projeção de crescimento para o ano, de 1,2% para 1%, diante de "uma revisão negativa nos dados de PIB" e da expectativa de "tarifas mais altas dos EUA sobre a África do Sul".

No front inflacionário, o presidente do BC destacou a valorização do rand e a desaceleração das expectativas de preços. "A inflação ao consumidor de junho ficou em 3%, e o núcleo, em 2,9%, ambos no piso da nossa meta", disse.

A autoridade projeta inflação média de 3,3% em 2025, com estabilização nos anos seguintes.

continua após publicidade

Kganyago também anunciou que o Sarb passará a mirar a faixa inferior da atual meta de inflação da instituição, de 3% a 6%. "Preferimos que a inflação se estabilize em 3%", afirmou.

A meta mais baixa, segundo o BC, tem ajudado a fortalecer o rand e reduzir o custo de endividamento de longo prazo. "Temos agora a oportunidade de consolidar uma inflação baixa e abrir espaço para juros estruturalmente menores."

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC da África do Sul reduz juros em 25 pontos-base, a 7,00%, e vê inflação controlada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!