MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Autoridades do setor elétrico passam a prever crescimento de 1,9% na carga de energia em 2025

O Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) reduziram a previsão de crescimento da carga (consumo de eletricidade + perdas elétricas do sistema) neste ano em

Luciana Collet (via Agência Estado)

·
Escrito por Luciana Collet (via Agência Estado)
Publicado em 02.08.2025, 15:11:00 Editado em 02.08.2025, 15:24:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) reduziram a previsão de crescimento da carga (consumo de eletricidade + perdas elétricas do sistema) neste ano em 1,6%, ou 1.329 megawatts médios (MWmed) e agora projetam uma expansão de 1,9% no ano, na comparação com 2024, para 81.542 MWmed.

continua após publicidade

As autoridades setoriais explicaram que a redução foi influenciada principalmente pela ocorrência de temperaturas mais amenas no período de abril a julho, que reduzem a demanda por energia para climatização de ambientes.

O ajuste ocorreu apesar da elevação da premissa de crescimento para a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro neste ano de 2,2% para 2,3%. O ajuste no PIB foi influenciado "pelos resultados acima do esperado no 1º trimestre do ano e da resiliência do mercado de trabalho, compensando os efeitos do cenário de maior pressão inflacionária e de continuidade da política monetária restritiva", explicaram.

continua após publicidade

Agentes do setor elétrico já esperavam uma redução das projeções, conforme mostrou o Termômetro Broadcast Energia.

Os dados fazem parte da Segunda Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética 2025-2029. Outros anos do estudo também sofreram ajustes. Para 2026, também houve diminuição na carga estimada, em 189 MWmed, ou 0,2%, para 85.398 MWmed. Para os anos sucessivos, houve elevação da projeção de carga, entre 0,2% e 0,4%. Na média, em relação ao planejamento anterior, divulgado em abril, houve uma redução média anual de 119 MWmed, ou 0,2%.

Com isso, as autoridades do setor elétrico passaram a prever um crescimento médio anual de 3,5%, o que levará o SIN a chegar ao fim de 2029 com carga de 94.958 MWmed.

Na análise por submercados do Sistema Interligado Nacional, o Sudeste/Centro-Oeste, principal centro de carga do País, deve crescer 3,3% ao ano até 2029. Já o Sul avançará em linha com a média nacional: 3,5%. O Nordeste terá expansão de 3,9%, enquanto o Norte ampliará a carga em 4,1% ao ano, em média.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Autoridades do setor elétrico passam a prever crescimento de 1,9% na carga de energia em 2025"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!