Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Argentina e Paraguai confirmam que assinarão acordo Mercosul-UE em 17 de janeiro

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O ministro de Relações Exteriores da Argentina, Pablo Quirno, e o chanceler do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano, confirmaram nesta sexta-feira, 09, que ambos os países assinarão o acordo entre os blocos Mercosul e União Europeia.

"Após mais de 30 anos de negociações, assinaremos em 17 de janeiro, no Paraguai, um acordo histórico e o mais ambicioso entre ambos os blocos", escreveu Quirno na rede X. A data já havia sido antecipada por fontes à Broadcast, Sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo ele, todos ganham com o acordo, pois a Argentina e os países do Mercosul terão acesso preferencial à UE, "um mercado de 450 milhões de pessoas, que representa cerca de 15% do PIB mundial", enquanto os europeus eliminarão "tarifas para 92% das nossas exportações e concederão acesso preferencial para outros 7,5%". Desta forma, "99% das exportações agrícolas do Mercosul serão beneficiadas", acrescentou Quirno.

Já Lezcano, em coletiva de imprensa, comentou que o acordo constitui um marco nas relações externas do Mercosul, sendo o entendimento mais relevante alcançado pelo bloco em termos de acesso ao mercado. "A associação estratégica implica a integração de um mercado de 800 milhões de habitantes, com um PIB conjunto equivalente a um quarto do PIB mundial e um fluxo comercial total que ascende a aproximadamente US$ 100 bilhões", disse.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline