MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Apesar de alta inflação, vendas sobem 11,1% no Natal

Segundo o ICVA, o faturamento das vendas no Natal deste ano tiveram alta, em comparação com 2020

Da Redação

·
Apesar de alta inflação, vendas sobem 11,1% no Natal
Icone Camera Foto por Divulgação/Alshop
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.12.2021, 10:12:52 Editado em 28.12.2021, 10:13:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Segundo informações divulgadas pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o faturamento das vendas no Natal deste ano tiveram alta de 11,1% em comparação com o mesmo período em 2020.

continua após publicidade

Mesmo assim, não superaram o ganho de 2019. A inflação deste ano comprometeu o crescimento dos estabelecimentos, que evitaram aumentar todos os preços para atrair clientes. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), três em cada quatro consumidores optaram por presentes mais baratos para não deixar a data passar em branco.

A movimentação do varejo foi impulsionada pelo pagamento da segunda parcela do 13º salário, feito até o dia 20 de dezembro.

continua após publicidade

A Alshop afirma, porém, que a alta do dólar, a inflação, o desemprego elevado, a falta de confiança do consumidor, a falta de matéria-prima e ainda a falta de produtos no mercado em vários segmentos são fatores que impedem um aquecimento maior do comércio.

O comércio on-line registrou crescimento de 38,6%, enquanto as vendas físicas aumentaram em 8,8%. O estado que mais aumentou suas vendas foi Santa Catarina, faturando 14,4% a mais do que o mesmo período no ano passado, seguido por Rio de Janeiro (13,3%) e Minas Gerais (9,3%).

O Índice também analisou quais as categorias foram mais impulsionadas: na liderança está o setor de Turismoe Transporte com aumento de 73% da receita, seguido por itens de Livrarias, Papelarias e Afins, com 15,9% de aumento nas vendas natalinas. Outras áreas como vestuário, artigos de esportes, joalherias também tiveram aumento considerável.

Informações do Metrópoles

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Apesar de alta inflação, vendas sobem 11,1% no Natal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!