Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Aneel suspende operação de uma das turbinas da usina Porto Colômbia, da Axia Energia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu a operação de uma das turbinas da usina hidrelétrica Porto Colômbia, da Axia Energia (antiga Eletrobras). A decisão foi publicada em despacho no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 21.

A medida atinge a unidade geradora 04, de 80 megawatts (MW), que está indisponível desde março de 2024 para modernização motivada por três ocorrências graves em seu gerador entre dezembro de 2022 e novembro de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo a área técnica, a Axia postergou por três vezes a previsão de retomada da unidade, e agora estima que o fará em 24 de maio deste ano.

Em nota técnica, a Aneel lembra que, para os casos de indisponibilidade decorrente de modernização, a regra permite expurgo de até 12 meses, mas no caso em específico, o período já foi superado, de modo que foi aplicada a suspensão operacional.

A agência reguladora afirma ainda que a medida não possui viés punitivo e que, tão logo os reparos sejam concluídos e a disponibilidade retomada, a condição de operação comercial poderá ser restabelecida mediante solicitação da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A usina Porto Colômbia soma 320 MW de potência e fica nas cidades de Planura, em Minas Gerais, e Guaíra, em São Paulo. Ela está operacional desde junho de 1973 e gera a partir do Rio Grande.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline