Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Aneel aprova venda da Emae e Pirapora Energia para a Sabesp

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 20, a transferência do controle da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e da Pirapora Energia para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O diretor Gentil Nogueira já havia adiantado, na semana passada, o voto favorável à venda.

Atualmente, essas duas empresas são detidas pela Phoenix Água e Energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em dezembro de 2025, a diretora e relatora Agnes da Costa votou a favor da transferência de controle societário. Nogueira, porém, entendeu que seria necessária melhor avaliação dos efeitos da decisão e, por isso, pediu vista.

Foi também em 2025 que a Phoenix solicitou a instauração de processo administrativo punitivo, sob o argumento de que a transferência de controle teria ocorrido sem a aprovação prévia da Aneel. A questão foi judicializada, e um dos pleitos apresentados foi a necessidade de aguardar o trânsito em julgado da ação.

O diretor Gentil Nogueira afirmou, em voto, que a Aneel, com fundamento legal, possui autonomia decisória. A agência, segundo ele, não pode ter sua atuação restringida por uma decisão judicial eventual e futura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) negou, por unanimidade, o recurso da Phoenix no processo que analisa a aquisição do controle da Emae pela Sabesp. Em dezembro, a Superintendência-Geral (SG) do Cade havia aprovado, sem restrições, a operação, que prevê a compra, pela Sabesp, de ações representativas de 29,9% do capital social total e de 74,9% do capital votante da Emae.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline