MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Anac cassa direito de voar da Passaredo, principal empresa do grupo Voepass

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) cassou nesta terça-feira, 24, o Certificado de Operador Aéreo (COA) da Passaredo Transportes Aéreos, principal empresa do grupo Voepass, e multou a companhia em R$ 570,4 mil. Segundo a Anac, não cabe mais recurso

Redação (via Agência Estado)

·
Escrito por Redação (via Agência Estado)
Publicado em 24.06.2025, 20:36:00 Editado em 24.06.2025, 20:44:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) cassou nesta terça-feira, 24, o Certificado de Operador Aéreo (COA) da Passaredo Transportes Aéreos, principal empresa do grupo Voepass, e multou a companhia em R$ 570,4 mil. Segundo a Anac, não cabe mais recurso à decisão.

continua após publicidade

A interrupção definitiva das operações da companhia determinada pela agência reguladora ocorre depois de o órgão identificar "falhas graves e persistentes em sistemas da empresa". Procurada, a companhia não se manifestou, e este espaço segue aberto ao posicionamento da empresa.

A operação assistida realizada pela Anac foi iniciada após o acidente aéreo ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP).

continua após publicidade

A cassação ocorre após a realização de operação assistida que teve início após o acidente e a suspensão das operações da empresa, em 11 de março de 2025.

No curso da operação assistida, "a Anac verificou falhas na execução de itens de inspeção obrigatória de manutenção, que não foram detectadas nem corrigidas pelos controles internos da empresa - um indício de que o sistema de supervisão da companhia havia se degradado, comprometendo sua capacidade de atuar preventivamente".

Durante a fiscalização, a Anac identificou que a Voepass não realizou algumas inspeções obrigatórias. A agência reguladora informa que o problema foi apontado e inicialmente corrigido pela empresa, mas voltou a se repetir com outras aeronaves da frota e em diversas tarefas de manutenção. Foi esse cenário que fundamentou a conclusão da Anac de suspender definitivamente a atuação da companhia.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Anac cassa direito de voar da Passaredo, principal empresa do grupo Voepass"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!