Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Alta incerteza geopolítica eleva riscos à estabilidade financeira da zona do euro

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Banco Central Europeu (BCE) alertou nesta segunda-feira (7) que os riscos à estabilidade financeira da zona do euro aumentaram diante de uma "forte alta na incerteza geopolítica global", especialmente nas políticas comerciais. Em comunicado, o BCE ressaltou que o atual cenário eleva a probabilidade de "cenários negativos se materializarem".

Segundo o BCE, a incerteza em políticas comerciais "atingiu o nível mais alto em mais de 35 anos", num momento em que o ciclo financeiro da região segue fraco e as perspectivas de crescimento econômico permanecem tímidas. Nesse contexto, o Conselho do BCE recomenda que as autoridades nacionais "mantenham a resiliência atual do sistema bancário".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Apesar do aumento nos riscos, o BCE destacou que as condições do setor bancário seguem favoráveis. "A margem de capital permanece elevada nos países da união bancária", afirmou. Além disso, a rentabilidade dos bancos é positiva e superior à observada nos anos anteriores a 2022, destaca.

O comunicado, no entanto, alertou que o enfraquecimento da qualidade dos ativos bancários está concentrado em países que vivenciaram "fortes booms imobiliários durante o período de juros baixos". Essas vulnerabilidades seguem relevantes e podem se acentuar diante da incerteza geopolítica e do baixo crescimento.

Assim, o BCE recomenda que os países da zona do euro "em geral mantenham os requisitos atuais de colchões de capital", o que "ajudará a preservar a resiliência do setor bancário" e garantir recursos disponíveis caso o ambiente macrofinanceiro piore. Da mesma forma, medidas devem ser mantidas para assegurar "padrões sólidos" de concessão de crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline