Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Alcolumbre: Aprovação do PL do IR representa passo firme para simplificar sistema tributário

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Após aprovação do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) pelo plenário do Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), disse que a aprovação da proposta representa um "passo firme" no compromisso do Congresso Nacional de simplificar o sistema tributário nacional e torná-lo mais justo. O texto foi aprovado por unanimidade pelos senadores, sem alterações no teor aprovado em outubro pela Câmara dos Deputados.

Alcolumbre destacou que a medida era aguardada por milhões de brasileiros e leva alívio imediato a quem mais precisa. "Do ponto de vista econômico, o projeto estimula o consumo, fortalece o pequeno negócio e contribui diretamente para a geração de empregos no Brasil", sustentou.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo Alcolumbre, o texto reafirma o princípio que deve nortear a política fiscal do País, a progressividade. "Quem ganha menos, paga menos. Quem pode mais, contribui mais", disse. "Corrigimos hoje distorções com equilíbrio e serenidade, sem improvisos."

O presidente do Senado ainda reconheceu o trabalho dos parlamentares. "O empenho dos deputados permitiu que o texto chegasse ao Senado da República amadurecido e pronto para deliberação final". Ele disse que a matéria tramitou de forma "célere e responsável" no Senado. "Graças a esse esforço conjunto, garantimos que o benefício entre em vigor já em janeiro de 2026".

Além de elogiar o relator no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), Alcolumbre elogiou os colegas da oposição: "Hoje tivemos uma vitória da boa política, uma vitória do diálogo, uma vitória da cooperação".

publicidade

Por fim, ele determinou a remessa do projeto do IR à sanção presidencial. "Que esta decisão se traduza efetivamente, ao alívio no orçamento e em confiança no futuro para as famílias brasileiras já em 2026", completou o presidente do Senado.

A sessão do Senado desta quarta-feira, 05, foi acompanhada pela ministra das Relações Exteriores, Gleisi Hoffmann, pelo secretário executivo da Fazenda, Dario Durigan, e pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline