MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alckmin: projeto de túnel Santos-Guarujá só foi possível porque porto não foi privatizado

Alckmin: Só estamos aqui porque porto não foi privatizado, estava no programa de privatização - Por Elisa Calmon, Eduardo Laguna e Geovani Bucci O projeto do túnel Santos-Guarujá só foi possível porque o Porto de Santos não foi privatizado, avalia o vic

Elisa Calmon, Eduardo Laguna e Geovani Bucci (via Agência Estado)

·
Escrito por Elisa Calmon, Eduardo Laguna e Geovani Bucci (via Agência Estado)
Publicado em 05.09.2025, 19:44:00 Editado em 05.09.2025, 19:50:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Alckmin: Só estamos aqui porque porto não foi privatizado, estava no programa de privatização -

continua após publicidade

Por Elisa Calmon, Eduardo Laguna e Geovani Bucci

O projeto do túnel Santos-Guarujá só foi possível porque o Porto de Santos não foi privatizado, avalia o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. A concessão do empreendimento foi leiloada nesta sexta-feira e arrematada pela portuguesa Mota-Engil.

continua após publicidade

Alckmin lembrou que o Porto de Santos, o maior do Hemisfério Sul, já esteve no programa federal de privatização. No entanto, por decisão do governo Lula, a possibilidade foi descartada, o que viabilizou a concessão do túnel, segundo o vice-presidente. "É uma obra estratégica: reduz o tempo de travessia para dois ou três minutos, diminui custos e fortalece nossa economia", afirmou.

O vice-presidente disse ainda que o empreendimento era uma demanda histórica. Em mais de 100 anos, foram avaliadas algumas opções para a travessia entre os dois municípios. "A construção de uma ponte entre Santos e Guarujá foi estudada, mas após ouvir especialistas chegamos à conclusão de que poderia ser um limitador para o porto, que recebe navios cada vez maiores", explicou.

Na mesma linha de outras autoridades presentes, Alckmin exaltou a parceria costurada entre o governo federal e do Estado de São Paulo para tirar o projeto do papel. "Quando opostos convergem, podem fortalecer nosso País", disse. "O presidente Lula dá a mão a todos os governadores. O importante é a causa", complementou.

Alckmin bateu o martelo do leilão ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao final do certame promovido na sede da B3. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também participou do momento.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alckmin: projeto de túnel Santos-Guarujá só foi possível porque porto não foi privatizado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!