MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Alckmin: 'Não vejo relação entre uma decisão da Suprema Corte e uma política regulatória'

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, disse há pouco que não vê nenhuma relação entre a questão de uma decisão da Suprema Corte brasileira com política regulatória. "Imposto

Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)

·
Escrito por Francisco Carlos de Assis (via Agência Estado)
Publicado em 15.09.2025, 20:32:00 Editado em 15.09.2025, 20:41:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, disse há pouco que não vê nenhuma relação entre a questão de uma decisão da Suprema Corte brasileira com política regulatória.

continua após publicidade

"Imposto de importação é política regulatória. Imaginem que a Suprema Corte americana abre o processo contra o ex-presidente, e nós brasileiros não gostamos e aumentamos o imposto de importação. Olha, isso não tem justificativa, tanto não tem que o Tribunal Comercial, provocado por empresas americanas, decidiu por sete a quatro pela ilegalidade desses aumentos tarifários", disse o vice-presidente ao participar nesta noite da 25ª Edição do Prêmio Valor 1000, em São Paulo.

Para ele, há uma fragilidade de natureza jurídica, e é evidente que o governo brasileiro vai recorrer à Suprema Corte americana. "Mas vejo uma enorme fragilidade. O que o Brasil tem defendido? Livre comércio e multilateralismo", disse Alckmin, lembrando que, em 2023, o País firmou acordo Mercosul-Cingapura, que é o sexto maior comprador e ponto de entrada para o Sudeste da Ásia. "Amanhã vou ao Rio de Janeiro, onde será assinado o Mercosul-EFTA, acordo de livre comércio", acrescentou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Alckmin: 'Não vejo relação entre uma decisão da Suprema Corte e uma política regulatória'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!