Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Alckmin diz não ver nenhuma razão para aumento de tarifa dos EUA ao Brasil

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta quarta-feira, 9, que não vê "nenhuma razão" para aumento de tarifa dos Estados Unidos em relação ao Brasil.

"Eu não vejo nenhuma razão para aumento de tarifa em relação ao Brasil. O Brasil não é problema para os Estados Unidos, é importante sempre reiterar isso", afirmou Alckmin após participar de evento na sede do MDIC, em Brasília. "Os Estados Unidos têm, realmente, um déficit de balança comercial, mas com o Brasil têm superávit."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O presidente americano, Donald Trump, disse nesta quarta que uma nova tarifa para o Brasil virá hoje ou na quinta-feira, 10, ao responder a uma pergunta sobre cartas estabelecendo tarifas a produtos importados. "O Brasil não tem sido bom para nós", disse Trump em coletiva durante almoço multilateral com líderes africanos na Casa Branca nesta quarta-feira.

Alckmin frisou ainda que, dos 10 produtos que os EUA mais exportam para o Brasil, oito têm alíquota zero. "Então, é uma medida que em relação ao Brasil é injusta e prejudica a própria economia americana, porque você tem uma integração na área comercial."

Ele exemplificou com o caso do aço, já que o Brasil é o terceiro comprador do carvão siderúrgico americano, fabrica o semielaborado e vende para os EUA, que faz o equipamento elaborado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Nós não vamos mudar o tom, o tom tem que ser o mesmo. Nós temos 200 anos de amizade com os Estados Unidos", prosseguiu o vice-presidente. "Há um universo de possibilidades aí pela frente de win-win, de ganha-ganha", completou.

Tarifas aplicadas

Mais cedo, Trump anunciou uma alíquota tarifária de 30% sobre o Sri Lanka. Foi o sétimo país a receber a carta sobre tarifas apenas nesta quarta-feira. O republicano anunciou tarifas para Argélia, Filipinas, Líbia, Iraque, Moldávia e Brunei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros 14 países, dentre eles o Japão e a Coreia do Sul, também já foram notificados com as alíquotas.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline