Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Alckmin: 1ª tarefa do programa para caminhões foi recuperar a produção para manter o emprego

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira que a primeira tarefa do programa Move Brasil, voltado a renovar a frota de caminhões no País, foi recuperar a produção para manter o emprego. "E, evidentemente, com uma boa expectativa de venda, pode crescer o emprego", disse.

Alckmin visitou a concessionária Nasa Caminhões e Ônibus, em Águas Claras, região administrativa do Distrito Federal, acompanhado do presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes. A agenda teve como objetivo acompanhar o atendimento aos primeiros clientes interessados no programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo Cortes, o primeiro objetivo foi evitar demissões, porque o segmento de caminhões pesados caiu mais de 30% no ano passado. "Nós seguramos os empregos, com a expectativa de algum programa como esse que está sendo implementado. E, além disso, uma queda da taxa de juros entre 40% e 50%, a gente espera que haja uma procura bem maior e, com isso, a gente, certamente, vai aumentar a produção e o nível de emprego. Então, estamos preparados para isso", disse o CEO da Volkswagen.

A iniciativa do governo federal pretende estimular a renovação sustentável da frota brasileira, a redução de emissões e o aumento da eficiência dos transportadores. O programa oferece financiamento com condições mais vantajosas para caminhoneiros autônomos e cooperativados, além de empresas de transporte rodoviário de cargas, na compra de veículos que atendam a critérios de sustentabilidade e de conteúdo local.

O programa do governo federal disponibiliza R$ 10 bilhões de crédito, entre recursos do Tesouro Nacional e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável por operar todas as linhas de crédito do Move Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alckmin destacou que o programa tem importância ambiental, pois incentiva a reciclabilidade e a menor emissão, econômica e também de saúde pública.

O vice-presidente e ministro ainda falou sobre o programa Carro Sustentável, de estímulo aos carros de passageiros de entrada, fabricados no Brasil e sustentáveis, dizendo que o ideal seria que o programa de renovação de frota fosse permanente. "Agora, ele foi muito importante, porque nós estamos no top da Selic, da taxa de juros. A tendência toda da Selic é cair. Só que ela não cai em 24 horas. Por isso, a importância do programa neste primeiro semestre. E nós entendemos que a tendência de queda da taxa Selic deve ocorrer, e isso vai ajudar".

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline